Como fazer perguntas poderosas?

Um destes dia, depois de ver o vídeo do músico colombiano Juan A. Ospina “EL BLOQUEO ARTÍSTICO”, fiquei mesmo bem-disposta (pois o vídeo é muito divertido e inspirador) e senti-me motivada para escrever.

Quando isto me acontece, fico muito grata à pessoa que me ajudou a sentir essa inspiração, pois é como se estivéssemos todos numa daquelas cadeias de efeito dominó, em que uma peça, ao fazer o seu trabalho, ajuda outra peça que, por sua vez, ajuda outra… e no fim ajudamo-nos uns aos outros, e tudo flui!

Hoje vou escrever sobre um tema que considero muito interessante, abordado por vários autores, entre os quais Michael B. Beckwith: o poder das perguntas poderosas.

É habitual, em momentos de desânimo ou frustração, fazermos perguntas a nós mesmos:

- “Porque é que isto me está a acontecer?”

- “Porque é que eu faço sempre esta asneira?”

- “Porque é que nunca consigo nada daquilo que quero?”

- “Porque é que sou assim?”

E estes “porque” repetem-se… aumentando ainda mais o nosso mal-estar…

Quando fazemos uma pergunta, o cérebro tem tendência a ir buscar respostas. É aí que temos de ter atenção, pois há perguntas que nos elevam a energia e outras que a baixam! Por exemplo, entre estas duas perguntas: "Porque é que eu me sinto tão mal?" e "O que posso fazer para me sentir melhor?”, qual gostaria de ver respondida pelo seu cérebro?

Eu sei bem qual a pergunta que escolhia. Não me parece boa ideia pôr a minha mente a procurar respostas para a primeira pergunta… mas gostava muito que os meus neurónios investissem algum tempo na procura de respostas para a segunda!

Vale a pena refletir sobre isto e começar a ter atenção às perguntas que fazemos!

Com um abraço grato (também ao Juan A. Ospina e a todos aqueles que são uma fonte de inspiração para mim e para si!),

Manuela Mota Ribeiro

Close

50% Complete

Two Step

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.